Início > A Junta > Irmandade da 2ª Feira do Espírito Santo

A Irmandade da 2ª Feira do Espírito Santo foi fundada em 1908, na Paróquia de Santa Cruz, Freguesia das Ribeiras. Esta Irmandade é uma associação sem fins lucrativos e dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa e também financeira.

Como todos sabem, tem a sua sede no lugar de Santa Cruz e tem como objectivo principal a promoção do culto do Divino Espírito Santo, segundo as tradições, realizando assim, a festa anual da “Segunda-Feira do Espírito Santo”, incluindo o jantar aos irmãos e o respectivo Império, a distribuição de rosquilhas, bem como outras solenidades e acontecimentos sociais, conforme deliberado pelos “Irmãos”.

Com 104 anos de existência, José Fernandes foi o seu primeiro presidente. Nesta altura, cada irmão dava um dia por semana, durante largos meses, para garantir o funcionamento da mesma.

Após a presidência de José Fernandes, veio o Sr. Padre Teófilo, na qual dizia a missa mais cedo para em seguida irem todos buscar areia em carros de mão e com um carro de bois para os mestres trabalharem, pois a Irmandade estava em obras para um alargamento da sua sede.

A continuação do alargamento deu-se pelo Sr. Manuel Henrique, presidente ou então o “cabeça de pelouro”, como são conhecidos.

Assim, a Irmandade da 2ª Feira do Espírito Santo tem uma casa própria para o seu jantar festivo, tendo sido remodelada ao longos dos anos. O aparecimento da figura da “Rainha” nas procissões/cortejos do Espírito Santo em Santa Cruz, foi em 1936 nesta Irmandade, sendo introduzida pelas luso-americanas, as Cabrais. A primeira rainha chamava-se Emily Cabral, vestindo uma capa de cor cinzenta.

Os primeiros estatutos desta Irmandade datam de 15 de Setembro de 1997.

Esta Irmandade recebe todas as pessoas que se disponham a defender os princípios enunciados, contribuindo assim, anualmente, para o Império da Segunda Feira, com uma conta de rosquilhas. Com isto, todos os irmãos contribuem para o engrandecimento e brilho deste Império. É de realçar que antigamente davam o jantar 10 irmãos e que actualmente são só 9.

A Irmandade é composta pela Assembleia Geral e pelo Conselho Fiscal. Relativamente à Direção, esta é composta por 3 membros, Presidente, Vice-Presidente e Secretário cuja função é zelar pelo património, promovendo a realização dos fins sociais da Irmandade, e representando a mesma.

As receitas desta Associação compreendem as subvenções, doações, heranças, recolhas de fundos e outras que eventualmente lhe sejam atribuídas. Para além destas, temos o rendimento da administração do seu património e o produto das suas actividades.

Esta Irmandade sofreu recentemente obras de requalificação, substituição de tecto, janelas e portas, bem como o soalho, pinturas e outros aspectos necessários à sua conservação, e que preservam assim a tradição do culto ao Divino Espírito Santo que marca Santa Cruz das Ribeiras.