Início > A Junta > Historial Casa do Povo de Ribeiras

A Casa do Povo das Ribeiras é uma instituição de utilidade pública, de base associativa e que tem por objetivo promover o desenvolvimento sociocultural da comunidade onde se insere, através da promoção de ações de animação culturais e recreativas.

Com essa finalidade, a Casa do Povo das Ribeiras teve já um grupo folclórico e uma tuna, e possui também em funcionamento o centro de convívio de idosos “Cantinho da Alegria”. Atualmente possui ainda um Grupo de Chamarritas e Bailes de Roda.

O inicio da sua atividade encontra-se registada no dia 7 de fevereiro de 1984, no entanto, a ata referente à sua primeira assembleia geral é datada do dia 2 de maio de 1986, sendo Presidente da Comissão Organizadora com poderes de Presidente da Assembleia Geral, Manuel Fernando da Silva, que deu posse aos corpos gerentes para os orgãos sociais, saídos das eleições de 6 de abril de 1986, sendo a Assembleia Geral, composta pelo senhor Manuel José Peixoto como presidente, pelos senhores Anibal Alves Pimentel e Manuel Francisco da Silveira Junior, secretários e como suplentes, os senhores Manuel da Rosa e José Emiliano da Silveira; a Direção composta pelo presidente senhor Roberto Madruga Soares, secretário, o senhor Manuel Eduardo Alvernaz e como tesoureiro, o senhor Firmino Manuel dos Santos Ribeiro e dois suplentes, os senhores Manuel Fernando da Silva e Normando Oliveira da Silva; o Conselho Fiscal composto pelos senhores António Machado como presidente, dois vogais os senhores Manuel Moniz Rodrigues e Fernando Leal e dois suplentes, os senhores José da Silva Goulart e Ernesto Simas Jorge.

O Sr. Roberto Madruga Soares presidiu à Direção da Casa do Povo de Ribeiras de 7 de fevereiro de 1984 até 15 de fevereiro de 2004, e é durante este período que é construido o atual edifício sede da Casa do Povo, cuja inauguração é de 1 de maio de 1996.

Seguiu-se na presidência da Direção da Casa do Povo, o senhor Manuel Simas da Silveira que presidiu de 16 de fevereiro de 2004 até 17 de abril de 2009, e que incentivou e impulsionou a atividade do grupo folclórico e da tuna, bem como levou a efeito ações de formação, nomeadamente o curso de formação e aperfeiçoamento de “Folcrore, Chamarrita e outros Bailes” que teve início em 1 de Agosto de 2006 e conclusão em 20 de Outubro de 2007, e o curso de formação em instrumentos de corda que decorreu de 3 de Novembro de 2006 a 30 de Julho de 2007, sendo projetos financiados pela Direção Regional da Cultura.

É também durante o mandato do senhor Manuel Simas da Silveira que é realizada e concretizada uma candidatura à Adeliaçor, para aquisição de equipamento de som, incluindo mesa de mistura.

Durante este período, a Tuna da Casa do Povo das Ribeiras chegou a participar na Semana Cultural das Velas, na ilha de São Jorge, na Semana do Mar da Horta, na ilha do Faial, incluindo uma atuação no Teatro Faialense, na Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico, chegando mesmo a realizar digressões ao Continente Português e a Toronto no Canadá. Para além destas atuações, a Tuna da Casa do Povo das Ribeiras realizou a gravação de um CD e atuou ao vivo e em direto para o programa Atlântida da RTP Açores.

O grupo folclórico também participou na Semana dos Baleeiros e na Semana do Mar, e atuou igualmente no programa Atlântida.

Posteriormente, a Tuna bem como o grupo folclórico entraram num período de dificuldades, devido ao facto da regente da Tuna e diretora artística do grupo folclórico, a Sra. Laurentina Simas Brum, ser já octogenária e deixando assim de poder continuar a exercer estes cargos, acabando por levar à desagregação destas formações.

Sucedeu-se na presidência, Elina Maria Silva Belo, que esteve como presidente da Direção da Casa do Povo de Ribeiras entre 18 de abril de 2009 e 31 de maio de 2012, sendo durante o seu mandato, realizadas as primeiras obras de beneficiação do edifício sede da Casa do Povo, sendo realizada a pintura exterior de todo o edifício.

De 1 de junho de 2012 até à atualidade, a Direção da Casa do Povo, tem sido presidida pelo senhor Nuno Manuel Vieira da Silva Monteiro, que segue no seu segundo mandato, sendo a restante direção composta pelo senhor Orlando Manuel Pereira Silveira como secretário e pela senhora Noélia Maria Alvernaz Machado como tesoureira. A atual assembleia geral é presidida pelo senhor Manuel Simas da Silveira, secretariado pela senhora Elina Maria Silva Belo e pelo senhor Manuel Moniz Soares, enquanto o Conselho Fiscal é presidido pelo senhor Fernando António da Silva, tendo como vogais o senhor Manuel Fernando da Silva e a senhora Maria Goreti Brum.